SÍMBOLOS DAS ETIQUETAS – LIMPEZA PROFISSIONAL

ENTENDA OS SÍMBOLOS DAS ETIQUETAS: LIMPEZA PROFISSIONAL

Por que recorrer ao serviço de limpeza profissional no cuidado das roupas?

O que os símbolos das etiquetas representam para a limpeza profissional?

Nem todo mundo sabe, mas a limpeza feita com os requisitos configurados no equipamento profissional, bem como produtos e os métodos profissionais atingem resultados que não podem ser alcançados em máquinas de lavar roupa domésticas.

As etiquetas das roupas auxiliam aos profissionais no uso adequado de cada produto relacionado ao tipo de sujeira e tipo de fibra do tecido. Conforme o SINDILAV , ao procurar uma lavanderia o consumidor economiza de diversas formas, garante a durabilidade do artigo têxtil, economiza recursos naturais, protege o meio ambiente e tem a garantia de uma peça realmente limpa.

Realmente são argumentos importantes quando pensamos na peça de roupa, seja uniforme escolar, corporativo, esportivo ou outras, e sua função social, ambiental e econômica.

Porém, a maioria de nós, está habituada a cuidar das peças de forma caseira e procurar limpeza profissional somente para peças especiais, o que também é uma atitude válida. 👍

Este é nosso último post da série Símbolos das etiquetas e se você acompanhou os anteriores já sabe que a etiqueta que contém os símbolos para cuidados com a peça é realmente muito importante para manutenção da mesma.

As etiquetas geralmente incluem 5 símbolos, e estes fazem parte de um grupo de símbolos estabelecidos internacionalmente e regulados no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Portanto, para conhecimentos gerais, apresentamos abaixo o que significa o quinto pictograma que pode figurar na etiqueta das suas roupas!

QUINTO GRUPO: LIMPEZA PROFISSIONAL

etiquetas de roupas e conjunto de símbolos

Etiqueta de roupas e seus símbolos!

O símbolo fornece informações sobre a possibilidade de limpeza a seco ou a úmido profissional e diferentes processos de lavagem para artigos têxteis.
As letras dentro do círculo são destinadas a produtos têxteis profissionais, eles fornecem informações sobre os solventes que podem ser usados durante o processo de limpeza. As barras abaixo do círculo indicam que certas limitações no processo de limpeza a seco são necessárias e também podem dizer respeito a ação mecânica, adição de umidade e/ou temperatura de secagem, levando em conta a natureza dos materiais têxteis e o grau de sujeira.


Limpeza a seco profissional P normal
Lavagem a seco profissional em: percloroetileno, hidrocarbonetos (benzinas pesadas).
Processo de limpeza normal sem restrições. Os removedores de manchas comerciais em uma base de solvente podem ser usados com algumas restrições. É aconselhável fazer um teste em uma parte oculta do artigo têxtil de antemão.


Limpeza a seco profissional P suave
Lavagem a seco profissional em: percloroetileno, hidrocarbonetos (benzinas pesadas).
Processo de limpeza suave com limitação rigorosa de umidade e/ou ação mecânica e/ou temperatura. Os removedores de manchas comerciais à base de solvente podem ser usados com algumas restrições. É aconselhável fazer um teste em uma parte oculta do artigo têxtil de antemão.


Limpeza a seco profissional F normal
Lavagem a seco profissional em hidrocarbonetos (benzinas pesadas).
Processo de limpeza normal sem limitações. Os removedores de manchas comerciais à base de solvente não podem ser usados.


Limpeza a seco profissional F suave
Lavagem a seco profissional em hidrocarbonetos (benzinas pesadas).
Processo de limpeza suave com limitação rigorosa de umidade e/ou ação mecânica e/ou temperatura. Os removedores de manchas comerciais à base de solvente não podem ser usados.


Não limpar a seco
Não é permitida a limpeza a seco profissional.
Não use removedores de manchas que contenham solventes.


Limpeza a úmido profissional normal
Métodos de limpeza úmida normais sem restrições.


Limpeza a úmido profissional suave
Técnica de limpeza em molhado para têxteis sensíveis com reduzida ação mecânica.


Limpeza profissional suave e úmida
Técnicas de limpeza por via úmida para tecidos muito sensíveis com ação mecânica muito reduzida.


Limpeza a seco profissional
Lavagem a seco com todos os tipos de solventes normalmente usados.


Veja todos os posts da série nos links abaixo:
AS ETIQUETAS DAS ROUPAS | LAVAGEM | ALVEJAMENTO | PASSADORIA | LIMPEZA PROFISSIONAL

Deixe um comentário

× WhatsApp