SÍMBOLOS DAS ETIQUETAS: PASSADORIA

SÍMBOLOS DAS ETIQUETAS: PASSADORIA

Passar uma peça de roupa em alguns casos pode ser desastroso e, dispensar uma certa atenção ao símbolo das etiquetas antes de sair usando o ferro de passar vai te ajudar a evitar incidentes.

Esse é o quarto post da nossa série Símbolos das Etiquetas, que surgiu para ajudar a desvendar esses símbolos de padrão internacional, que muitas vezes passam despercebidos, mas que são essenciais pra manter a beleza, durabilidade e o conforto das peças de roupas, como uniformes escolares, uniformes corporativos, uniformes esportivos, entre outras peças.

No final desse post disponibilizamos todos os links dos outros conteúdos relacionados às etiquetas e que podem te ajudar na hora do tratamento de sua peça favorita de roupa.

Quarto grupo: Como passar as roupas? (Passadoria)

Se você está acompanhando nossa série de posts já sabe que por padrão todas as etiquetas apresentam 5 símbolos que fazem parte de um grupo de símbolos que orientam quanto aos cuidados das peças. Aqui trataremos especificamente da passadoria e o que significa esse pictograma do ferro de passar que pode aparecer com um X ou alguns pontos na área central.

E você pode pensar: “Mas na hora de passar eu confiro o tecido no próprio ferro e tudo resolvido, certo?”
Não, exatamente. Quantas vezes o ferro grudou levemente ou deixou aquela marca no tecido? Isso é resultado das tentativas de inferir o tipo de tecido ao ajustar o seletor do ferro de passar.

passar roupas one off confeccao

Portanto, para acabar de vez com as adivinhações sobre que temperatura usar em determinado tecido, basta guiar-se pela etiqueta!

Os pontos indicam as faixas de temperatura a serem ajustadas no ferro de passar e usar o símbolo como guia é mais eficaz do que fazê-lo pela fibra do artigo têxtil, conforme indicação do Genitex (Associação Internacional de Etiquetagem e Consevação Têxtil)

Vamos aos símbolos

 


Não passar.
Alguns artigos não devem ser passados e se um ferro for usado a peça deverá sofrer danos irreversíveis


Ferro a baixa temperatura.
Ferro à temperatura máxima de 110 ° C.
Correspondente ao ajuste “Polyacryl, poliamida (nylon), acetato”.
Peças brilhantes ou sensíveis à pressão recomenda-se serem passadas com um tecido em algodão por cima ou do lado avesso. Cuidado ao usar ferros a vapor, aconselha-se não usar vapor.
A cautela também é apropriada quando os tecidos tiverem estampas, aplicações em relevo ou efeitos.


Ferro a temperatura moderada.
Ferro à temperatura máxima de 150 ° C.
Correspondente ao ajuste “lã / seda / poliéster / viscose”: Use o ferro sob um pano intermediário moderadamente úmido. O ferro a vapor pode ser usado quando houver essa etiqueta. Evite pressionar a peça fortemente.


Ferro quente.
Ferro à temperatura máxima de 200 ° C.
Correspondente ao ajuste “Algodão / linho”;  pode ser usado ferro a vapor.  Peças brilhantes ou sensíveis à pressão devem ser passadas com pano intermediário ou do lado avesso.

O próximo post será o último dessa série, fique atento e mais que isso, fique informado!

Não perca nenhum post, veja todos sobre Símbolos das Etiquetas aqui!
Veja todos os posts da série nos links abaixo:
AS ETIQUETAS DAS ROUPAS | LAVAGEM | ALVEJAMENTO | PASSADORIA | LIMPEZA PROFISSIONAL

Até a próximo!


1 Comentário

  1. Jamile Oliveira de Jesus-Reply
    18 de junho de 2021 at 06:42

    Foi muito bom o que eu aprendi soubre passar ferro em roupas

Deixe um comentário

× WhatsApp