Símbolos das etiquetas: a lavagem das roupas

SÍMBOLOS DAS ETIQUETAS: A LAVAGEM DAS ROUPAS

Continuando nossa série de posts sobre como desvendar e entender os símbolos das etiquetas que começamos aqui, hoje vamos falar sobre o primeiro grupo, a lavagem das peças de roupas.

O grupo de símbolos

Antes de entrar do primeiro grupo, vamos explicar resumidamente sobre os grupos e porque da existência desses símbolos.

Neste link mostramos cada um dos símbolos e o que eles significam para ajudar a entender como cuidar de cada peça de roupa e mantê-las sempre novas.

Os símbolos que aparecem nas etiquetas de roupas, uniformes escolares, corporativos, esportivos, promocionais, pijamas, entre outras peças, fazem parte do Sistema Internacional de Etiquetagem e Conservação regulados pelo GENITEX, que é uma Associação Internacional de Etiquetagem e Consevação Têxtil.

GENITEX define e promove o sistema de símbolos de etiquetagem de cuidados, seu  objetivo é informar os consumidores e confecções sobre a correta conservação dos tecidos através de um sistema uniforme e simples de pictogramas de cuidado independente da linguagem.

Você pode conhecer mais sobre a associação  e seu trabalho em http://www.ginetex.net

Aqui no Brasil, a fiscalização e controle das informações disponibilizadas pelas confecções nos produtos têxteis é orientada pelo Inmetro, Ipem e ABNT.

Os grupos que devem constar obrigatoriamente nas etiquetas são: lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e lavagem a seco ou profissional.

Primeiro grupo: Como lavar?

Aqui descrevemos detalhadamente cada um dos símbolos para te ajudar a aumentar a vida útil das suas peças de roupas e mantê-las sempre novas. Confere aí e salve nos seus favoritos para consultar sempre que precisar 🙂


Não lavar
As peças em tecido marcados dessa maneira não devem ser lavados. Eles podem ser sensíveis a qualquer tipo de tratamento úmido.


Lavagem à mão
Lavar à mão a uma temperatura da água entre 30 ° C e um máximo de 40 ° C, dependendo do artigo em particular. Primeiro, dissolva um detergente fino com muita água. Permitir que os produtos têxteis flutuem na solução e agitem com cuidado. Não esfregue, puxe e remova. Em seguida, enxágue bem, pressione o excesso de água  com cuidado. Trate rapidamente peças coloridas e sensíveis e não devem ficar muito tempo no estado úmido.


30 ° C lavagem fina muito suave

Artigos feitos por exemplo de lã lavável a máquina com um ciclo de lavagem que garanta um tratamento mecânico muito reduzido. Selecione um programa de lavagem apropriado, reduza substancialmente a quantidade de roupa na máquina e não torça.


30 ° C lavagem fina e suave

Para artigos, e. em modal, viscose, poliacrilo, poliéster e poliamida. Reduza a quantidade de roupa na máquina, selecione um programa de lavagem apropriado e evite girar ou gire por períodos curtos apenas para minimizar o risco de amarrotar.


30 ° C lavagem fina

Ciclo de lavagem para artigos de cor escura em algodão, poliéster, tecidos mistos, etc. Selecione um programa de lavagem apropriado com temperatura máxima de 30° C.


40 ° C lavagem muito suave

Para artigos, por exemplo, em lã lavável a máquina com um ciclo de lavagem que garanta um tratamento mecânico muito reduzido. Reduza substancialmente a quantidade de roupa, o tambor não deve ser superior ao terço cheio, enxague e centrifugação normal e sem torcer.


40 ° C lavagem suave

Lavagem fina, p. em fibras modais, viscose, sintéticas (poliacrilo, poliéster e poliamida), selecione um programa de lavagem adequado e quantidade reduzida de roupa. Pré-lavar apenas se os tecidos estiverem muito sujos. Evite girar ou gire por períodos curtos apenas para minimizar o risco de amarrotar.


40 ° C lavagem normal

Ciclo de lavagem para artigos de cor escura feitos de algodão, poliéster, tecidos mistos etc. Lavagem, enxague e centrifugação normal com temperatura máxima de 40°C.


50 ° C  lavagem suave

Artigos coloridos que não devem ser lavados à temperatura de ebulição, por exemplo tecidos feitos de algodão, poliéster e tecidos mistos. Lavagem normal com ação mecânica reduzida em temperatura máxima de 50°C, enxague com redução gradual de temperatura e centrifugação reduzida.


50 ° C  lavagem normal

Lavagem normal em temperatura máxima de 50°C, enxague e centrifugação normal.


60 ° C lavagem suave

Lavagem normal em temperatura máxima de 60°C com quantidade reduzida de roupa, selecione o programa de lavagem apropriado (lavagem cuidadosa). Pré-lavagem somente se os tecidos estiverem muito sujos. Enxague com redução gradual de temperatura e centrifugação reduzida para evitar o risco de amarrotar a peça.


60 ° C lavagem normal

Lavagem normal em temperatura máxima de 60°C. Enxague  e centrifugação normal.


Lavagem à ebulição a 70 ° C

Artigos em algodão ou linho, branco, adequado para ferver, tingir ou imprimir. Tecidos marcados com esse símbolo permitem o completo preenchimento do tambor da máquina e possibilidade de pré-lavagem caso estejam muito sujos. Lavagem normal em temperatura máxima de 70°C. Enxague  e centrifugação normal.


Lavagem suave à ebulição a 95 ° C

Artigos em algodão ou linho, branco, adequado para ferver, tingir ou imprimir. Tecidos marcados com esse símbolo permitem o completo preenchimento do tambor da máquina e possibilidade de pré-lavagem caso estejam muito sujos. Lavagem normal em temperatura máxima de 95°C.  Enxague com redução gradual de temperatura e centrifugação reduzida para evitar o risco de amarrotar a peça.


Lavagem à ebulição a 95 ° C

Lavagem normal em temperatura máxima de 95°C. Enxague  e centrifugação normal.


Veja todos os posts da série nos links abaixo:
AS ETIQUETAS DAS ROUPAS | LAVAGEM | ALVEJAMENTO | PASSADORIA | LIMPEZA PROFISSIONAL

1 Comentário

  1. 16 de março de 2018 at 09:53

    Thanks for the article post.Really thank you! Great.

Deixe um comentário

× WhatsApp