Máscaras de proteção respiratória

Máscaras de proteção respiratória de uso não profissional

Máscaras de proteção: um item essencial

Quem não gosta de se sentir protegido? De ter aquele porto seguro ou com o que contar em qualquer momento?

É assim que enxergamos os itens produzidos pela One Off, uma proteção que promove bem-estar e segurança. Aquele apoio que te permite ir além na execução de tarefas, de exercícios físicos e dos estudos.

Com o inesperado surto da COVID-19 a One Off Confecção encontrou uma forma de usar seu know-how para continuar protegendo pessoas produzindo máscaras de proteção respiratória para uso não profissional, com o mesmo cuidado com que produz os uniformes.

O uso de máscaras de proteção respiratória para uso não profissional

Com o simples (e correto) uso de máscaras de proteção respiratória individual é possível salvar vidas  e reduzir a disseminação de agentes infecciosos, combinado com medidas higiênicas, distanciamento social e ações de saúde pública.

ABNT ressalta que as máscaras de proteção respiratória destinam-se ao uso por pessoas saudáveis que não tenham sintomas clínicos de infecção viral e que não estejam em contato com pessoas portadoras de sintomas dessas infecções.

Máscara produzida pela One Off de acordo com as recomendações da ABNT

Máscara produzida pela One Off de acordo com as recomendações da ABNT

De acordo com a norma ABNT

Para normatizar a confecção das máscaras de tecido para uso não profissional, a ABNT criou a Prática Recomendada 1002 visando fornecer a melhor orientação aos fabricantes e “somar esforços com os agentes públicos e privados envolvidos nessa batalha global” e fornecendo orientações para uso correto, lavagem, reuso e descarte das máscaras não profissionais.

Apenas para conhecimento, ressaltamos aqui que máscaras de uso médico/cirúrgico são regulamentadas pela ABNT NBR 15052:2004 e as máscaras de filtragem de proteção de partículas devem estar em conformidade com a norma ABNT NBR 13698:2001.

O documento redigido pela ABNT salienta que o uso da máscara respiratória não profissional não exime o usuário da aplicação das medidas protetivas recomendadas por órgãos como OMS e ANVISA. Confira aqui orientações para evitar a disseminação do Coronavírus. 

Ainda de acordo com o documento a máscara deve cobrir nariz, boca e queixo e ser equipada com um conjunto de alças e não pode possuir válvulas inspiratórias ou respiratórias. Deve ser ajustada firmemente para garantir vedação suficiente contra a atmosfera do ambiente.

O documento recomenda dimensões, embalagem, materiais, quantidade de camadas, limpeza e secagem, requisitos para fabricação em série ou artesanal, etc.

Máscara produzida pela One Off de acordo com as recomendações da ABNT

Máscara produzida pela One Off de acordo com as recomendações da ABNT

 

Máscaras de proteção respiratórias produzidas pela One Off Confecções

As máscaras estão disponíveis para compra no atacado ou varejo em nossa loja física.

Confeccionadas em tecido de algodão na parte que vai em contato com o rosto, com uma camada externa em tricoline ou malha de alta qualidade. Usualmente são produzidas com duas camadas conforme recomendado pela ABNT, mas também é possível fabricar com 3 camadas sob encomenda.

As máscaras podem ser no formato bico de pato ou pregueadas (dobráveis), com alças feitas de eslático de boa qualidade, que podem ser presas às orelhas, amarráveis ou com elástico até a parte de trás da cabeça.

Máscara produzida pela One Off de acordo com as recomendações da ABNT

Máscara produzida pela One Off de acordo com as recomendações da ABNT

Como usar as máscaras

O uso da máscara de proteção respiratória deve ser limitado ao período máximo de 3 horas, com o objetivo de fornecer proteção contra possível penetração viral na região oral e nasal do usuário ou de pessoas no seu entorno.

O uso da máscara de proteção respiratória está previsto, por exemplo, para pessoas em trânsito ou em ambientes fechados com acesso ao público, visando proteger grupos de pessoas e assim evitando a disseminação de agentes infecciosos. Confira:

  1. Antes de manusear a máscara, as mãos devem estar limpas, lavadas com água e sabão ou higienizada com preparação alcoólica 70%.
  2. Assegurar que as máscara de proteção respiratória individual foi lavada de forma correta.
  3. Localizar a parte superior e colocar no rosto ajustando o clipe nasal ou grampo, se houver.
  4. Segurar pelo lado de fora e ajustar os elásticos ou suportes de tecidos em ambos os lados da cabeça e em seguida abaixar para o queixo.
  5. Verificar se a máscara está devidamente ajustada e só tocar a máscara se as mãos estiverem lavadas ou higienizadas.

Como higienizar a máscara

É recomendável lavar a máscara das seguintes formas:

  1.  Imergir em água potável e água sanitária 2,0% ou 2,5% por 30 minutos, enxaguar com água corrente, sem torcer e lavar em seguida com água aquecida a 60 ºC ou superior e detergente líquido. Enxaguar duas vezes em água corrente, secando preferencialmente em temperatura superior a 60 ºC ou ar livre acondicionadas em embalagens de tecido sob a incidência direta de luz solar.
  2. Imergir a máscara por completo em água fervente com detergente enzimático (alcalino) por 10 minutos. Após esse processo realizar dois enxagues em água corrente e realizar a secagem da mesma forma que a forma anterior;

 

Proteção para todos

Usar máscaras é uma ação coletiva e social que ajuda a salvar vidas e proteger a nós mesmos e àqueles que amamos.

Produzimos proteção para trazer bem-estar ao ser humano e nesse momento que atravessamos, nosso foco é proteger a sociedade também. Tudo isso é cuidadosamente desenvolvido para que você saiba que pode contar com a One Off quando a prioridade for cuidado e proteção para as pessoas.


Ao usar máscara, eu protejo você e você me protege!

1 Comentário

  1. Armando de Plato-Reply
    8 de julho de 2020 at 16:03

    Olá pessoal!
    Espero que estejam todos bem!
    Saudades de vcs… gostei da modelo que vcs contrataram para as fotos!
    Abraços!
    Armando de Plato

Deixe um comentário

× WhatsApp