Uniformes Escolares:
entenda o que garante conforto e segurança para criança e porque você precisa saber disso
Você sabia que o conforto dos uniformes escolares pode afetar o desempenho de crianças e adolescentes em vários níveis, até psicológico?
Pensando nisso a One Off Confecção quer te ajudar a entender os requisitos de desempenho e segurança exigidos pela ABNT que visam exclusivamente garantir o conforto, performance e reduzir o risco de acidentes para o usuário.
Esse conteúdo vai contribuir para que você exija a escolha do fornecedor adequado e que siga as regras estabelecidas pela ABNT para o bem-estar de quem você ama.
Exigências de qualidade dos uniformes escolares
Conforme o IPT a norma 15778 orienta para a realização de ensaios referentes aos atributos importantes para os uniformes escolares.
A pesquisadora do laboratório do IPT, Rayana Santiago Cruz ressalta que:
“Os testes de conformidade relacionam-se principalmente com o desempenho. Avaliamos aspectos que influenciam na qualidade e durabilidade do material, levando em conta o uso e os processos de cuidado e manutenção dos uniformes”, e ainda que como não existem normas técnicas específicas para o conforto, o IPT criou parâmetros e requisitos que servem como orientação para compradores e fornecedores.
A seguir mostramos o material resumido pelo IPT sobre os requisitos de qualidade avaliados pelos testes, fique de olho!
Desbotamento
Peças do uniforme devem passar por testes que garantem um lento desgaste das peças por fricção (contato), suor, lavagem e calor do ferro de passar.
Resistência à tração e ao estouro
Tecidos são puxados até um limite para garantia de que não rasgarão durante as atividades do cotidiano do aluno.
Costura
O ensaio de esgarçamento da costura indica se esta tem propensão a abrir-se e mediante a aplicação de uma força, o que não deve ocorrer em peças de boa qualidade.
Alteração dimensional
Peças do uniforme não devem se alargar ou encolher conforme o uso pela criança e a manutenção pelo adulto (lavar e passar).
Formação Pilling
O pilling acontece quando do rompimento por atrito de uma fibra entrelaçada, ficando uma bolinha sobressaltada em relação as fibras que não se romperam. Existem tratamentos anti-pilling e tecidos e tramas que sofrerão menos esse evento.
Botões
Devem estar bem presos ao tecido, atestando a durabilidade à peça e segurança às crianças.
Tamanho da confecção
Nada de dúvidas: identificações numéricas devem respeitar faixas de tamanho pré-determinadas.
No próximo post detalharemos as exigências de segurança e os cuidados específicos com uniforme escolares exigidos pela norma da ABNT.
Fique atento e até logo!
1 Comentário
Excelente post.
Muito esclarecedor.